Dois anos depois do "facelift" do "pequeno" Fiat 500, a marca de Turim resolveu dar o mesmo tratamento à versão "XL" do 500, denominada 500L. E ainda que à primeira vista as semelhanças não sejam óbvias, a Fiat garante que 40 por cento dos componentes deste modelo são novos.
Depois de uma análise mais cuidada percebemos que a zona frontal foi alvo de algumas alterações. Os faróis, por exemplo, foram redesenhados e passam a contar com novos apontamentos cromados sendo que as luzes diurnas LED passam agora a contar com uma assinatura em forma de "0", numa clara alusão aos dois zeros no nome "500".
A pequena grelha também está diferente, mas as diferenças são quase imperceptíveis. Por seu turno, a parte inferior do pára-choques foi totalmente redesenhada, contando agora com vários apontamentos cromados que garante um "look" bastante mais desportivo e moderno.
Ainda na dianteira, as luzes de nevoeiro foram movidas para o pára-choques, com a marca de Turim a afirmar que não se deveu exclusivamente a uma decisão estética, já que esta mudança vai permitir aumentar a eficiência das referidas luzes.
A Fiat fala de um interior completamente novo, sendo que os maiores destaques se fazem notar ao nível do volante, que agora conta com apontamentos cromados, do painel de instrumentos (que conta com um display digital de 3.5 polegadas) e da nova manete das mudanças, que foi totalmente redesenhada para garantir um maior conforto e uma melhor postura, uma vez que agora se encontra numa posição mais elevada.
No que a motorizações diz respeito, este 500L estará disponível com três blocos a gasolina: 0.9 litros TwinAir de 105 cv, 1.4 litros 16v de 95 cv e 1.4 16v T-Jet de 120 cv. Por seu turno, quem quiser optar pelas motorizações diesel pode escolher entre o bloco 1.3 MultiJet de 95 cv e um 1.6 MultiJet de 120 cv.
Tal como já acontece com o 500L que ainda se encontra no mercado, este modelo vai estar disponível com três variantes distintas: 500L, 500L Trekking e 500L Living. A primeira, pode ser vista como a proposta mais "convencional". A segunda, é uma variante mais focada nas famílias aventureiras e amigas da natureza, já que tem um "look" mais próximo de um crossover. Por fim, a variante "Living", que está disponível com configuração de sete lugares e pode ser vista como a proposta mais versátil da gama 500L.
Também ao nível da segurança este modelo sofreu uma importante evolução, oferecendo agora uma melhor experiência de condução. Em primeiro lugar importa destacar a funcionalidade de travagem automática em cidade. De seguida, importa referir as novas luzes LED de circulação diurna e a iluminação de marcha atrás, que juntamente com a câmara de visão traseira ajudam a facilitar as manobras de estacionamento.
A estreia comercial do novo Fiat 500L em Portugal está marcada para o próximo mês de Julho. Em relação aos preços, não se esperam grandes alterações face à versão que ainda se encontra à venda. Contudo, o anúncio oficial por parte da marca italiana só vai acontecer mais perto da data de lançamento.